PLANEJAMENTO DE SAÚDE

Você já planejou como quer envelhecer?

 

Entendemos por Planejamento de Saúde a adoção das melhores estratégias que nos ajudem a envelhecer mais e melhor. Estas devem ser baseadas em Evidências Científicas – o que já existe prova através de estudos médicos que deva ser feito e o que já existe prova que NÃO deva ser feito – além do monitorar anualmente parâmetros que avaliem a adoção destas recomendações.

Chamamos este planejamento de Check-Up INTELIGENTE!

Fazem parte deste “Check-Up Inteligente” calcular todo ano para cada indivíduo o Risco de Complicações Cardíacas (1) para os próximos 10 anos (são as principais causas de morte na população geral – Infarto e Derrame – e de fácil realização pelo seu médico), avaliar a realização dos Bons Hábitos de Vida (2) que modificam qualidade do envelhecimento e checar se os poucos Exames Diagnósticos recomendados pela Força Tarefa Americana em Medicina Preventiva (3) - a entidade em medicina preventiva mais respeitada no mundo - estão sendo realizados.

DESRECOMENDAMOS a realização dos chamados “Check-Ups” tradicionais, que se baseiam na realização de uma grande quantidade de exames diagnósticos em sequência que não possuem comprovação de benefício clínico para os indivíduos sadios. Já existem Revisões Sistemáticas (os melhores estudos em medicina) comprovando que estas estratégias não diminuem mortalidade, somente aumentando os gastos em saúde bem como a chance de resultados falso-positivos - o que pode resultar em uma série de intervenções médicas sem benefício (4).

Em artigo recente, o respeitado Dr. Martin Makary (Cirurgião da Universidade de Harvard nos Estados Unidos e um estudioso sobre qualidade médica) sugere que o Erro Médico atualmente seja a terceira maior causa de morte nos Estados Unidos (5). Intervenções sem benefícios clínicos comprovados, quer sejam medicamentos, cirurgias ou exames complementares desnecessários, contribuem de maneira importante para esta trágica estatística.

 

Portanto todo ano verifique:

  • Seu Risco Cardiovascular para os próximos 10 anos

  • Seus bons hábitos de vida

  • Quais são os poucos exames diagnósticos que devem ser feitos para sua faixa etária que provadamente trazem benefício para sua saúde.

 

Se quiser, experimente nosso protótipo do Check-Up Inteligente Online e Gratuito, clique no botão abaixo e faça AGORA MESMO sua avaliação de saúde: 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Discuta todos estes pontos com seu médico e envelheça bem!

 

Referências:

 

1. http://www.cvriskcalculator.com/

2. https://www.cardiosaude.com.br/cinco-passos

3. https://www.uspreventiveservicestaskforce.org/Page/Name/recommendations

4. General health checks in adults for reducing morbidity and mortality from disease: Cochrane systematic review and meta-analysis - BMJ 2012;345:e7191

5. Medical Error: the third leading cause of death in the US - BMJ2016;353:i2139 doi:10.1136/bmj.i2139

Check Up Inteligente